terça-feira, 1 de novembro de 2016

A causa da sua dor de cabeça pode estar na sua boca



Primeira coisa que é preciso saber e que o dente esta vivo, sim, isso mesmo, vivo!
Como estrutura viva ele se modifica estruturalmente e se move sim.

Como ele se move?
Eles respondem a estímulos que vem da mordida, oclusão, que é o encontro dos dentes superiores e inferiores. Eles mudam de posição, inclinação para se adequar a uma função, no caso a função de mastigar, engolir, falar.
Eles mudam para que a função possa acontecer da melhor forma possível.

Quem regula como estes contatos dos dentes superiores e inferiores acontecem são os músculos envolvidos na abertura e fechamento da boca. São eles músculos da face do pescoço e do crânio.
Os dentes servem também como sensores que informam ao nosso cérebro quanta força esta sendo exercida sobre eles, o excesso de força sobre um determinado dente faz alteração de sua raiz, e do osso subjacente, este dente por tanto não pode estar sadio.

As extrações dentais e as obturações são fatores que interferem no encaixe dos dentes, e fazem com que eles mudem, com que os músculos de um lado ou outro aumentem sua tensão ou a diminuam.
Quero deixar claro que isto nem sempre ira gerar dor, porque as adaptações que ocorrem são funcionais e muitas vezes, ou por muitos anos a pessoa consegue conviver bem com essas alterações, até que o sistema precise se adaptar a um novo estimulo.

Com o que vimos ate aqui já podemos imaginar que os aparelhos ortodônticos também vão influenciar neste controle de encaixe dos dentes.
É por isso que com muita frequência vemos que após a retirada, os dentes voltam a se mexer.
Eles se movem novamente para melhorar a função.

Para o corpo não importa se é estético ou não a posição dos dentes, importa desempenhar FUNÇÃO.

Nosso organismo está em constante adaptação a tudo que ocorre nele, e no seu meio externo, por exemplo, traumas, intoxicações alimentares, frio, sono, estresse, emoções, etc.
Para cada mudança ele vai dar uma resposta, o que chamamos de adaptação.
Quando usamos aparelho ortodôntico estamos tirando a capacidade dos dentes de se adaptar, outras estruturas próximas irão se adaptar para que ele continue desempenhando a função.

As estruturas serão os músculos que controlam a articulação temporomandibular (ATM), músculos que controlam a posição da cabeça sobre a coluna, músculos cervicais, e da coluna torácica.

Pensando assim fica fácil entender que a dor de cabeça ou da cervical pode estar relacionada a alterações dos contatos dos dentes, seja ela pela causa que for, extrações dentarias, obturações altas ou baixas, aparelhos ortodônticos, contenções.
Um aumento do tônus muscular de um lado, faz a cabeça rodar e inclinar para o outro, este espasmo continuo do músculo gera acumulo de metabolitos e isquemia no músculo, por tanto gera dor na nuca.
Este mesmo processo diminui a vascularização para aquela região, comprime estruturas como nervos que também geram dor.

O aumento de tensão sobre o crânio e cervical modifica a posição dos ossos do crânio, isto provoca fechamento de forames de saída e entrada de artérias e nervos de dentro do crânio, pode ter repercussões muito amplas que vão desde tonturas, enjoo, problemas digestivos, zumbidos no ouvido, dores locais, limitação de movimento, dor na ATM, estalos, etc

As dores de cabeça e as enxaquecas podem ter muitas causas, aqui queria somente descrever somente uma delas.

Como tratar?
 A abordagem multidisciplinar é imprescindível, o dentista, o osteopata, o fisioterapeuta e o paciente, todos vão contribuir para ajudar o seu corpo a fazer uma adaptação não dolorosa.

Eugenia Almeida.
Fisioterapeuta, aluna do quinto ano da Escola de Osteopatia de Madrid EOM.
Sócia-proprietária da FUNCIONAR.
Contato ((51) 97499032.




quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Coisas que NÃO TE CONTARAM SOBRE ENTORSE DE TORNOZELO






Quando ocorre uma entorse, acontece um desequilíbrio nos ossos do pé, podendo gerar o que chamamos de cadeia lesional ascendente, ou seja, problemas nas articulações acima, joelho, quadril, coluna lombar, coluna cervical.
Como o pé é a base de sustentação do corpo, se ele estiver em desequilíbrio, todo o resto do corpo vai se adaptar a isso.
É muito comum, as pessoas torcerem o tornozelo e não tratarem corretamente, ou acharem que foi só uma "virada do pé". Isto  pode levar a outros problemas futuros, como por exemplo: hérnia de disco, lesões de menisco do joelho, lesões musculares, torcicolo, etc.
Depois da fase aguda de dor e as vezes edema local os ossos  se fixam e costuma não doer, chamamos isso de hipomobilidade, quem dói e quem esta fazendo o trabalho por ele, qualquer estrutura acima.
Se prestar atenção, você mesmo pode observar que um sapato desgasta diferente do outro com o tempo após um entorse. Isso quer dizer que está pisando diferente com um e outro pé.
Os muitos ossos que o compõem precisam de mobilidade adequada para que a descarga de peso ocorra de forma igual em um e outro.
O que vejo muito acontecer e que com o tempo as pessoas esquecem que torceram aquele pé, e começam a se queixar de dores no joelho ou na lombar e nunca pensam que tem uma fixação no pé bem antiga.
E bom lembrar que existem diversos graus de lesão do tornozelo, alguns muito leves e outros mais severos, porem todos eles vão causar uma alteração na sua pisada
Se isto serviu pra você consulte um Osteopata. (51) 97499032.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016



A FUNCIONAR está em novo endereço, um espaço novinho pensado para cuidar da sua saúde e bem estar.
Venha nos visitar, agende uma consulta (51)97499032





Você sabe qual a importância do figado na sua saúde?


Ele metaboliza todo o sangue vindo do intestino, estômago, baço e pâncreas.
Ele processa e transforma tudo o que você come e o transforma em energia e armazenamento em forma de gordura.
Produz colesterol e bile, armazena ferro, vitamina A, D, E, K e B12.
Sintetiza proteínas, metaboliza carboidratos e gorduras.
Tem ação imunológica porque retira do sangue bactérias e toxinas.
Já por aqui da pra ver que ele faz muitas coisas, fica fácil entender que tem uma repercussão enorme na sua saúde.
Se você sente que a digestão esta lenta ( 40 min após a refeição ainda sente o peso da comida), tem gosto amargo, ressecamento na boca, ou ainda refluxo, é sinal que seu figado precisa de ajuda.
Ele pode causar dores referidas no ombro direito, dores no pescoço, dores de cabeça, e dor na coluna torácica, sono não reparador, falta de vigor físico, levando a confundir o diagnostico médico.
Uma consulta Osteopática é capaz de ver o paciente como um todo, pelo fato de relacionar queixas digestivas com queixas musculoesqueléticas.
Fique atento, atuação de saúde integrada pode fazer muito mais por você.