quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Coisas que NÃO TE CONTARAM SOBRE ENTORSE DE TORNOZELO






Quando ocorre uma entorse, acontece um desequilíbrio nos ossos do pé, podendo gerar o que chamamos de cadeia lesional ascendente, ou seja, problemas nas articulações acima, joelho, quadril, coluna lombar, coluna cervical.
Como o pé é a base de sustentação do corpo, se ele estiver em desequilíbrio, todo o resto do corpo vai se adaptar a isso.
É muito comum, as pessoas torcerem o tornozelo e não tratarem corretamente, ou acharem que foi só uma "virada do pé". Isto  pode levar a outros problemas futuros, como por exemplo: hérnia de disco, lesões de menisco do joelho, lesões musculares, torcicolo, etc.
Depois da fase aguda de dor e as vezes edema local os ossos  se fixam e costuma não doer, chamamos isso de hipomobilidade, quem dói e quem esta fazendo o trabalho por ele, qualquer estrutura acima.
Se prestar atenção, você mesmo pode observar que um sapato desgasta diferente do outro com o tempo após um entorse. Isso quer dizer que está pisando diferente com um e outro pé.
Os muitos ossos que o compõem precisam de mobilidade adequada para que a descarga de peso ocorra de forma igual em um e outro.
O que vejo muito acontecer e que com o tempo as pessoas esquecem que torceram aquele pé, e começam a se queixar de dores no joelho ou na lombar e nunca pensam que tem uma fixação no pé bem antiga.
E bom lembrar que existem diversos graus de lesão do tornozelo, alguns muito leves e outros mais severos, porem todos eles vão causar uma alteração na sua pisada
Se isto serviu pra você consulte um Osteopata. (51) 97499032.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016



A FUNCIONAR está em novo endereço, um espaço novinho pensado para cuidar da sua saúde e bem estar.
Venha nos visitar, agende uma consulta (51)97499032





Você sabe qual a importância do figado na sua saúde?


Ele metaboliza todo o sangue vindo do intestino, estômago, baço e pâncreas.
Ele processa e transforma tudo o que você come e o transforma em energia e armazenamento em forma de gordura.
Produz colesterol e bile, armazena ferro, vitamina A, D, E, K e B12.
Sintetiza proteínas, metaboliza carboidratos e gorduras.
Tem ação imunológica porque retira do sangue bactérias e toxinas.
Já por aqui da pra ver que ele faz muitas coisas, fica fácil entender que tem uma repercussão enorme na sua saúde.
Se você sente que a digestão esta lenta ( 40 min após a refeição ainda sente o peso da comida), tem gosto amargo, ressecamento na boca, ou ainda refluxo, é sinal que seu figado precisa de ajuda.
Ele pode causar dores referidas no ombro direito, dores no pescoço, dores de cabeça, e dor na coluna torácica, sono não reparador, falta de vigor físico, levando a confundir o diagnostico médico.
Uma consulta Osteopática é capaz de ver o paciente como um todo, pelo fato de relacionar queixas digestivas com queixas musculoesqueléticas.
Fique atento, atuação de saúde integrada pode fazer muito mais por você.