Quando ocorre uma entorse, acontece um desequilíbrio nos ossos do pé, podendo gerar o que chamamos de cadeia lesional ascendente, ou seja, problemas nas articulações acima, joelho, quadril, coluna lombar, coluna cervical.
Como o pé é a base de sustentação do corpo, se ele estiver em desequilíbrio, todo o resto do corpo vai se adaptar a isso.
É muito comum, as pessoas torcerem o tornozelo e não tratarem corretamente, ou acharem que foi só uma "virada do pé". Isto pode levar a outros problemas futuros, como por exemplo: hérnia de disco, lesões de menisco do joelho, lesões musculares, torcicolo, etc.
Depois da fase aguda de dor e as vezes edema local os ossos se fixam e costuma não doer, chamamos isso de hipomobilidade, quem dói e quem esta fazendo o trabalho por ele, qualquer estrutura acima.
Se prestar atenção, você mesmo pode observar que um sapato desgasta diferente do outro com o tempo após um entorse. Isso quer dizer que está pisando diferente com um e outro pé.
Os muitos ossos que o compõem precisam de mobilidade adequada para que a descarga de peso ocorra de forma igual em um e outro.
O que vejo muito acontecer e que com o tempo as pessoas esquecem que torceram aquele pé, e começam a se queixar de dores no joelho ou na lombar e nunca pensam que tem uma fixação no pé bem antiga.
E bom lembrar que existem diversos graus de lesão do tornozelo, alguns muito leves e outros mais severos, porem todos eles vão causar uma alteração na sua pisada
Se isto serviu pra você consulte um Osteopata. (51) 97499032.




